O Livro

Rita Marília e Edu Lyra com o livro Flúmen.

Em 04 de junho de 2016 participei de uma oficina de Fotografia Contemplativa ministrada pelo fotógrafo Pedro Alípio Nunes e, definitivamente, abri-me para o mundo da fotografia. Este novo horizonte me levou a, em abril de 2017, iniciar um curso com o professor e fotógrafo Edu Lyra, com o qual continuei a ter aulas particulares.

Juntos, conversando e descobrindo, começamos a idealizar um livro que seria composto por fotografias tiradas por mim ao longo dos anos. Ele selecionou 50 fotos que, impressas, espalhamos sobre a mesa. Começamos a formar uma linha de pensamento até estar na ordem que hoje se apresenta. Posteriormente, selecionei algumas poesias de minha autoria para comporem o livro. No meu banco de imagens, fomos buscar mais fotos para a capa; mas ainda faltava o título.

Numa tarde inesquecível, começamos por falar o que era o livro, qual sua mensagem e ao que ele remetia. Isto nos levava a uma série de palavras que eram anotadas em uma lousa, mas que não sintetizavam nossas ideias e emoções. Falávamos da sequência das fotos que lembrava o curso e o movimento da água: o Edu falou “rio” e eu falei “FLÚMEN”! E nada mais foi discutido.

O nome Flúmen é o título de uma poesia minha que já estava selecionada e colocada entre as fotos. Nascia, assim, o livro de foto poesia FLÚMEN, que ainda aguarda edição.

Confira as fotos e as poesias que compõem o livro: